Moodboard Nórdico

Agora que já sabemos quem são os escandinavos e os nórdicos, o que significa HYGGE e como eles viraram tendência, vamos para a parte prática!

Como aplicar o estilo aos ambientes?

Penso que, para traduzir esse estilo nos ambientes e no dia-a-dia, é preciso identificar os elementos chave dessa cultura. E o jeito mais fácil é saber no que se apoia a economia nórdica: indústria madeireira, indústria têxtil, lãs, metais, cerâmicas e a pesca.

Para uma transformação física, o projeto será embasado nos seguintes elementos:

  • Paleta neutra e cores claras, geralmente o branco, para maximizar a luminosidade no interior das casas [combatendo os longos invernos escuros].
  • Texturas e materiais que trazem “calor”, como o couro, a cortiça e a madeira, considerada a matéria-prima deste ano.
  • Iluminação indireta e com luzes mais amareladas para criar ambientes mais íntimos e de relaxamento.
  • Espaços negativos que deixam o ambiente respirar, permitindo que os olhos descansem e sintam o ambiente interessante ou invés de caótico.
  • Valorizar os produtos locais: artesanato, objetos hand-made, slow design, cerâmicas.
  • Valorizar a simplicidade e a humildade [Lei de Jante].

Já para uma transformação de sentimento, podemos decorar a casa com flores da estação, obras de arte ou com algum valor afetivo; acender velas ao entardecer – ou mesmo durante todo o dia – para manter uma luz baixa e aquecer o ambiente; usar água fresca, café, chás e guloseimas (geralmente doces) para transformar cada ocasião num momento acolhedor e prazeroso.

white ceramic vases for wedding

Os elementos utilizados de forma a compor um visual bonito, agradável aos olhos e aconchegante é uma ferramenta importante para a tradução de HYGGE em algo palpável.

Fora do norte europeu, os locais mais fáceis de sentir hygge são restaurantes, cafés e bares de temática escandinava. São lugares com espaços íntimos e iluminação indireta, cuja decoração carece de uniformidade e a atenção está concentrada nos alimentos reconfortantes. Ainda que muitos dos fregueses talvez nunca tenham ouvido falar de hygge, nesses lugares eles podem entender do que se trata.

Para encerrar nossa série, montei três Moodboards Nórdicos para vocês se inspirarem. Notem que, alterando apenas alguns elementos, já temos resultados diferentes, sempre no mesmo estilo, para todos os gostos.

moodboard_nordico_03

Estilo mais sóbrio, com tons mais escuros e acinzentados.

moodboard_nordico_01

No mesmo estilo mais sóbrio, ousando em algum elemento com COR.

moodboard_nordico_02

Estilo mais leve e colorido - inclusive usando as cores do ano Pantone.

E então, o que acharam? Conseguem imaginar alguma mudança pra trazer esse estilo para a casa de vocês?

Também queria saber se vocês têm sugestões de outros temas para explorarmos aqui.

Toda e qualquer sugestão é bem-vinda 🙂

Até a próxima!

No Comments Yet.

Leave a Reply