Cores escuras nos ambientes

Uma parede inteira preta na sala... uma parede cinza chumbo na cabeceira da cama. Se você quer renovar um ambiente com ousadia e sobriedade, provavelmente já pensou em usar alguma cor marcante para fazer isso.

Mas quais cores usar para criar ambientes mais sóbrios? Como fazer para que não fiquem "frios"?

Dando uma pausa na série de posts temáticos - sim, teremos mais estilos para analisar em breve -, vamos falar sobre uma dúvida bem frequente na hora de escolher uma cor escura para pintar uma ou várias paredes de um ambiente.

Os tons que mais encontramos na decoração, ao meu ver, são os três listados a seguir:

O preto

Um clássico, sua interpretação varia de acordo com o ponto de vista de cada um: a ausência de cor ou a mistura de todas elas (quase como o copo meio cheio). É a que causa maior impacto, mas que também gera mais dúvidas.

black_04 black_03 black_02 black_01

O cinza chumbo

Há algum tempo vem substituindo o preto para visuais mais amenos e não tão carregados, e tem sido uma das cores mais usadas dos últimos dois anos para cá.

cinza_01 cinza_02 cinza_03 cinza_04

O azul marinho

Ou azul noite, é o novo preto da decoração, que vem para complementar melhor a composição de cores das novas cartelas de tendência para este ano de 2016. Diferente dos estilos navy, onde dividia a cena com o branco, o azul agora aparece sozinho e em tons mais escuros.

azul_02 azul_04 azul_03 azul_01

imagens retiradas de diversas fontes, pesquisadas no site Pinterest.

Mas qualquer que seja o tom escolhido, o importante é lembrar sempre de utilizar outros elementos que tragam ACONCHEGO para o espaço:

  • a iluminação se torna muito importante - utilize lâmpadas amarelas, luzes indiretas, como abajures, e se puder, abuse da claridade natural dos espaços;
  • os materiais ajudam de maneira rápida e prática - utilize móveis em madeira, abuse das texturas nos tecidos dos estofados, almofadas e roupas de cama, como a lã e sintéticos que imitem pele;
  • as outras cores também são importantes - selecione de uma a três cores para montar uma composição para usar no ambiente e aplique ela em objetos e detalhes com cores vivas, criando pontos de destaque. O próprio branco pode ser uma dessas cores.

Espero que depois dessas dicas vocês se sintam mais confiantes para renovar algum ambiente da casa com aquela parede escura que sempre sonhou!

No Comments Yet.

Leave a Reply